“Uma jornada de mil quilômetros precisa de começar com um simples passo.”Lao Tzu
O que mais pode custar é começar, depois, é só manter a consistência e desfrutar.
Planear, organizar, arrumar, começar, requer tempo, estratégia e paciência. Assim é com as tuas finanças pessoais.
A cada segundo, somos cercados por desculpas, das aparentemente mais aceitáveis as mais descabidas, que tornam o processo do “começar” cada vez mais difícil.
Cada dúvida, cada desculpa parecem um bom motivo para procrastinar.
“Sê mais forte que a tua melhor desculpa”
Adiamos porque dizemos ou achamos que:
É impossível;
Não é para mim;
De certeza que não vai dar certo;
Sou incapaz;
Nunca vou conseguir;
Não sinto segurança;
Na família mais ninguém conseguiu;
O medo vai dominar e vou estragar tudo;
Ninguém no meu círculo de amigos conseguiu alcançar;
… e a longa lista de desculpas continua, vai crescendo descontroladamente e parece que as metas vão se tornando cada vez mais inatingíveis por causa das desculpas que nós mesmos deixamos que dominem a nossa vida.
As circunstâncias dificultam o processo?
“Os problemas nunca vão desaparecer, mesmo na mais bela existência. Problemas existem para serem resolvidos, e não para perturbar-nos”Augusto Cury
Quando estamos determinados a começar, de repente vem aquela desculpa vinda não sabemos de onde e, aquele passo que marcaria o início transforma-se em mais um “quase comecei”. Só que o “quase começar”, resultará em “quase concretizei”, “quase ganhei”, “quase…”.
Nunca será o momento ideal, a altura certa e, normalmente, temos a tendência de criar uma desculpa para sustentar a nossa posição.
Dar o primeiro passo, por vezes, parece um verdadeiro tiro no escuro, o que não deixa de ser verdade. Mas, sem dúvida alguma, é um ato necessário e totalmente determinante para alcançarmos metas, sonhos e objetivos na nossa vida.
As circunstâncias adversas não vão desaparecer. Desculpas, problemas e dúvidas não vão deixar de assaltar a tua mente, mas é o agora que irá determinar o teu amanhã.
Zona de Conforto, é difícil sair daqui?
“É preciso coragem! Sair da tua Zona de Conforto é o passo decisivo para encarar o novo de frente…. Torna-te quem realmente és! Investe em ti! Sê tu mesmo!”
Somos, por natureza, seres avessos a mudanças. Tudo o que geralmente obriga-nos a sair da nossa zona de conforto parece uma pedra no sapato, mesmo que tenhamos plena noção de que é o caminho certo e é o que nos vai trazer felicidade, paz, realização e liberdade no futuro.
Tudo de grandioso ou menos complexo que vemos hoje ao nosso redor, é, sem dúvida alguma, fruto da ação de alguém que se atreveu a dar o primeiro passo, a começar.
Na verdade, começar é apenas dar início a algo. No entanto, o que fará a grande diferença é manter a consistência de levar em frente o motivo do “começar”.
Começar a agir para a melhoria do teu futuro? Sim, só se for hoje.
“O melhor dia para começar foi ontem, mas o segundo melhor é hoje”
Bora Falar de Guito!