Close Menu
Bora Falar de Guito
  • Início
  • Sobre nós
  • Blog
  • Histórias
  • Simuladores
  • Contactos
Twitter Instagram LinkedIn
Twitter Instagram LinkedIn
Bora Falar de Guito
  • Início
  • Sobre nós
  • Blog
  • Histórias
  • Simuladores
  • Contactos
Bora Falar de Guito
PPR - O que alterou nos resgates em 2023?
PPR - O que alterou nos resgates em 2023?

PPR – O que alterou nos resgates em 2023?

0
Por Adelina Mota em 12-09-2023 Poupanças

PPR – Planos de Poupança Reforma, tem sido um assunto muito debatido nos últimos meses e muitos contribuintes têm recorrido aos mesmos para diferentes finalidades.

Com a subida da inflação, o governo tem implementado algumas medidas com o objetivo de mitigar esse efeito. Entre outubro de 2022 e maio de 2023, estavam em vigor duas exceções para levantamento de PPR e foi acrescentada uma terceira em maio de 2023.

Até ao final do ano de 2023, existem três situações excecionais em que podes levantar o PPR sem sofreres penalizações fiscais. A mais recente permite amortizar a dívida do crédito habitação.

Estas exceções fazem parte de um regime temporário em resposta à subida da inflação. Eis as três exceções.

1. Subscrições efetuadas até 30 de setembro de 2022

Durante o período de 1 de outubro de 2022 a 31 de dezembro de 2023, tornou-se possível o levantamento até ao limite mensal do Indexante dos Apoios Sociais (IAS), que em 2023 é de 480,43 euros, dos planos de poupança reforma (PPR), planos de poupança educação (PPE) e planos de poupança reforma/educação (PPR/E) – desde que tenham sido subscritos até 30 de setembro de 2022.

Neste caso, não precisas de especificar um propósito para o resgate, não existe qualquer penalização nas Finanças (nas deduções no IRS). Essa quantia pode ser utilizada conforme as tuas necessidades, até para cobrir as despesas do dia a dia.

Aos valores subscritos e investidos após 30 de setembro de 2022, aplicam-se as regras previstas na lei – quer no Decreto-Lei n.º 158/2002, quer no Estatuto dos Benefícios Fiscais (EBF).

2. Pagamento de prestações de crédito habitação própria e permanente

Durante o ano de 2023, podes levantar parcial ou totalmente o valor dos teus PPR, PPE e PPR/E sem a obrigação de mantê-los por 5 anos e sem penalizações.

Abrange situações como o pagamento de prestações de crédito garantido por hipoteca em habitação própria e permanente, pagamento de prestações de crédito à construção ou melhoria de habitação própria e permanente, ou entregas a cooperativas de habitação permanente.

Neste caso, o montante de levantamento não tem limites e não tem penalização, mas deve ser utilizado para fins relacionados com o pagamento da habitação própria e permanente.

3. Reembolso/amortização de contratos de crédito

Em maio deste ano, uma terceira exceção foi introduzida, permitindo o resgate antecipado de PPR até 12 vezes o indexante de apoios sociais, ou seja, 5.765,16 euros por ano, desde que seja para reembolsar certos contratos de crédito, como hipotecas em habitação própria e permanente ou crédito à construção e melhoria com a mesma finalidade.

O governo implementou esta medida também tendo em consideração o aumento de juros nos créditos habitação. Medida em vigor desde finais de junho de 2023.

Estes resgates são cumulativos?

Sim, estes tipos de resgate são cumulativos, o que significa que o mesmo contribuinte pode utilizar os três tipos de resgate (PPR, PPE e PPR/E), desde que respeite os limites.

É uma boa estratégia resgatar antecipadamente?

Embora o aumento da liquidez dos PPR possa ser útil para despesas imediatas, é necessário teres em mente que estás a reduzir a tua poupança para a reforma, o que pode afetar a tua segurança financeira a longo prazo.

Tem também cuidado com os resgates de PPR sob a forma de fundos, pois poderás receber menos do que investistes se a cotação estiver mais baixa.

Uma boa estratégia, é resgatar o PPR apenas em situação de necessidade. Se não for o caso, mantém-no como complemento à pensão de reforma, pois será de grande valia e, possivelmente, de maior utilidade.

Posso resgatar o PPR noutras condições?

Existem outras situações em que podes resgatar o PPR sem penalizações, como a reforma por velhice após os 60 anos ou em situações de desemprego, incapacidade para o trabalho ou doença grave.

De que forma posso usufruir de PPR em sede de IRS?

O EBF concede um benefício em sede de IRS equivalente a 20% dos valores aplicados no PPR até ao limite de 400 euros por contribuinte (se este tiver até 35 anos de idade), 350 euros (tendo entre 35 e 50 anos de idade) e 300 euros (tendo mais de 50 anos). No entanto existem condições para usufruir desse benefício.

“A fruição do benefício previsto no n.º 2 fica sem efeito, devendo as importâncias deduzidas, majoradas em 10 %, por cada ano ou fracção, decorrido desde aquele em que foi exercido o direito à dedução, ser acrescidas à colecta do IRS do ano da verificação dos factos, se aos participantes for atribuído qualquer rendimento ou for concedido o reembolso dos certificados, salvo em caso de morte do subscritor ou quando tenham decorrido, pelo menos, cinco anos a contar da respectiva entrega e ocorra qualquer uma das situações definidas na lei.”, de acordo com o EBF.

Em suma

Ao longo de 2023, os resgates antecipados usufruem das mesmas condições que a lei prevê para quem se encontra em situação de desemprego de longa duração, incapacidade permanente para o trabalho ou doença grave.

Em 2023, estão suspensas as penalizações por resgates antecipados de acordo com as condições em vigor.

Para saberes mais sobre PPR, lê o artigo “PPR – Vale a pena subscrever?”

Convidamos também a aceder ao “Simulador de Reforma: Calcula se estás no caminho para uma reforma tranquila!!!”

Bora Falar de Guito?

Este artigo acrescentou algo de valor? Compartilha o link desta página e ajuda-nos a alcançar mais pessoas.

Subscreve a nossa newsletter para não perderes nenhuma novidade.

Newsletter

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de todas as novidades.

Todo o conteúdo presente neste artigo tem apenas fins informativos e educacionais e não constitui uma recomendação ou qualquer tipo de aconselhamento financeiro.
poupança PPR reforma seguros
Partilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Artigo anteriorSimulador de IMT e Imposto de Selo 2023
Próximo artigo PPR – Levantados mais de 611 milhões de euros para pagamento de crédito habitação
Adelina Mota
Adelina Mota

Cofundadora do projeto Bora Falar de Guito.

Artigos Relacionados

IRS Jovem 2025

Simulador de Pensão Líquida 2025

A importância da poupança

Deixa abaixo o teu comentário Cancelar resposta

O teu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Recentes
11-02-2025

O dinheiro é emocional!

04-02-2025

IRS Jovem 2025

30-01-2025

IRS – Prazos importantes 2025

09-01-2025

Simulador de Pensão Líquida 2025

Simuladores
Por Ivan Mota09-01-2025

Simulador de Pensão Líquida 2025

Sabes quanto irás receber de pensão líquida em 2025? Este novo Simulador de Salário Líquido…

09-01-2025

Simulador de Salário Líquido 2025

16-01-2024

Simulador de Subsídio de Desemprego 2024

09-01-2024

Simulador de Rentabilidade de Arrendamento 2024

Sobre nós
Sobre nós

O “Bora Falar de Guito” é constituído por uma equipa empenhada em partilhar sugestões de Gestão das Finanças Pessoais, Empreendedorismo e Investimentos.

Sabe mais Sobre nós

Artigos Populares
27-03-2023

Simulador de Salário Líquido 2023 – Segundo semestre

03-01-2024

Simulador de Pensão Líquida 2024

Subscreve a Newsletter

Subscreve a nossa lista de newsletter para ficares a par de todas as novidades.

Newsletter

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de todas as novidades.

Copyright © 2025 BoraFalarDeGuito.com
  • Sobre nós
  • Mapa do Site
  • Termos de Utilização
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Introduz acima os teus termos de pesquisa e pressiona Enter para pesquisar. Pressiona Esc para cancelar.