Plano de Saúde não é um Seguro de Saúde.
“Um plano de saúde não é um contrato de seguro, mas sim um produto que funciona como um cartão de descontos, que lhe permite aceder a um conjunto de serviços de saúde a um valor mais reduzido e que varia em função do prestador selecionado.
Por não se tratar de um seguro de saúde, não está sujeito às regras aplicáveis a um contrato de seguro, nem à supervisão da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões.” Fonte
A definição acima é da ASF – Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões.
Mediante o pagamento de uma subscrição, no Plano de Saúde existe um acesso a uma determinada rede de prestadores. Normalmente o acesso a rede tem um desconto que varia entre 10% e 50% para cada ato clínico.
Pode ser subscrito em qualquer fase da vida, ou seja, não tem limitação de idade e de história clínica. Não tem período de carência, começas a usufruir dos serviços imediatamente após a subscrição entrar em vigor.
Em algumas situações, dependendo das condições contratadas, podes estender o Plano de Saúde a alguns membros do agregado familiar.
Para efetuares a subscrição não é necessário o preenchimento de questionário clínico, o que para alguns é uma vantagem, porque não agrava o valor da subscrição, nem corres o risco do pedido ser rejeitado. O que significa que não tem exclusão por doença, ou seja, independentemente de alguma patologia preexistente, podes subscrever um Plano de Saúde.
Plano de Saúde – Rede de Prestadores
Os prestadores, as localidades onde os prestadores estão inseridos e o acesso aos atos clínicos, normalmente, estão previamente explícitos no Plano subscrito, por isso, é importante perceberes primeiro se tem interesse para ti.
Por exemplo, se vives fora das grandes cidades, de um modo geral, estarás mais limitado no acesso aos prestadores perto da tua área de residência. É possível que tenhas que efetuar deslocações de distâncias consideráveis para acederes aos cuidados necessários.
Não podes escolher prestadores fora da rede, porque não há direito a reembolso. Como já referi, estás limitado aos prestadores do Plano subscrito.
Dependendo do contrato, existe acesso gratuito a alguns atos clínicos como médico ao domicílio, alguns atos e/ou tratamentos dentários, transporte hospitalar, aconselhamento médico telefónico, cobertura especial de Acidentes Pessoais, etc. Em caso de doença grave, acesso a 2ª opinião médica, através de uma rede de especialistas internacionais – Best Doctors.
Por norma, o Plano de Saúde tem um custo mais reduzido comparativamente ao Seguro de Saúde.
Lê o nosso artigo sobre Plano de Saúde VS Seguro de Saúde e fica a par de algumas diferenças existentes entre ambos.
Bora Falar de Guito?
Este artigo acrescentou algo de valor? Compartilha o link desta página e ajuda-nos a alcançar mais pessoas.
Subscreve a nossa newsletter para não perderes nenhuma novidade.